Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010
O Papel da Intervenção Psicológica na Mulher de Meia-Idade, Lígia Catão, Psicóloga

 

O Papel da Intervenção Psicológica na Mulher de Meia-Idade


“É como se houvesse dois espelhos à minha frente, dispostos em ângulo.

Vejo parte, de mim mesma, na minha mãe que envelhece, e parte dela em mim.

No outro espelho, vejo parte de mim na minha filha”.

 

O aumento da esperança de vida possibilitou que um número cada vez maior de mulheres possam vivenciar a meia-idade. Constatámos, assim, a importância da criação de programas de intervenção de saúde para a mulher no climatério com uma abordagem multidisciplinar.

 

Nesta abordagem, poderão fazer parte da equipa diferentes profissionais de saúde, nomeadamente psicólogos, sexólogos, nutricionistas e médicos de diferentes especialidades (e.g. ginecologia, endocrinologia).


A intervenção da psicologia, no que diz respeito à mulher de meia-idade/climatério, pode ocorrer em três contextos distintos: o apoio psicológico individual, o apoio psicológico em casal e o apoio psicológico em grupo.


O apoio psicológico individual é importante essencialmente para a minimização da sintomatologia. Possibilita a identificação e compreensão das perdas que a mulher está a vivenciar nesta etapa da sua vida. Permite, ainda, o diálogo ou debate esclarecedor, no sentido de fornecer informação adequada à mulher.

Neste contexto de intervenção, também se utilizam técnicas de relaxamento para reduzir a ansiedade e a irritabilidade, para gerir o stress e os afrontamentos/calores.

 

O apoio psicológico em casal auxilia nos problemas de âmbito conjugal, tais como, a comunicação, a sexualidade, assim como outros conteúdos que o casal considera necessários de serem abordados e que o psicólogo também entenda que devem ser igualmente explorados/trabalhados.

O apoio psicológico em grupo proporciona essencialmente a troca de experiências, favorecendo a expressão de sentimentos e fomento da reflexão/integração de novos projectos de vida.


Na intervenção psicológica, o profissional de psicologia deverá perspectivar a mulher de meia-idade de uma forma abrangente, tendo em conta os diferentes factores biológicos, psicológicos, familiares, culturais e sociais.


São vários os benefícios de uma intervenção psicológica na meia-idade, nomeadamente a obtenção de informação adequada - esclarecimento de ideias erradas ou dúvidas; a promoção do equilíbrio emocional; a promoção do relaxamento – gestão do stress; a exploração dos aspectos positivos do climatério/menopausa para a vida da mulher; a integração dos valores da maturidade e a definição e elaboração de novos significados à vida.

Em suma, a intervenção do psicólogo junto da mulher na meia-idade/climatério, ou do casal, é uma intervenção que integra todos os aspectos da mulher e revela-se de extrema importância, proporcionando muitas vantagens para a mulher e/ou casal.

 

Lígia Catão

Cédula profissional nº 4625



publicado por Amor sem limites às 15:37
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

2 comentários:
De Fernanda Santos a 10 de Abril de 2011 às 18:22
Parabéns pelo programa. Gostei especialmente do programa garvidez depois dos quarenta porque me diz muito. Foi mãe pela primeira vez aos quarenta e sete anos de um lindo menino. Correu tudo lindamente, apesar de uma gravidez de risco trabalhei até ao final.


De paraiso2006 a 15 de Maio de 2011 às 19:37
Olá Drª. sou sua fã e gostaria de conversar consigo .

Tenho alguns problemas a precisar da sua orientação.
Como posso contactá-la?
Meu é o seguinte 919364496 .

Filomena Duarte


Comentar post

.Pub
.posts recentes

. 'AMOR SEM DÚVIDAS', hoje ...

. Será que o amor sobrevive...

. Adolescência: a fase das ...

. O programa de hoje 'Avari...

. 'O Divórcio' por Marta Ch...

. 'Como sobreviver a um div...

. Hoje na SIC Mulher, às 22...

. 'MULHER, FAMÍLIA, CARREIR...

. O programa de hoje é dedi...

. O Papel da Intervenção Ps...

.arquivos

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

.Pub
blogs SAPO
.Subscrever feeds